terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ombudsman

É um profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.
A palavra passou às línguas modernas através do
sueco (ombudsman significa representante). De fato, em 1809, surgiram na Suécia normas legais que criaram o cargo de agente parlamentar de justiça para limitar os poderes do rei.
Atualmente, o termo é usado tanto no âmbito privado como público para designar um elo imparcial entre uma instituição e sua comunidade de usuários.
Nos países de língua portuguesa as palavras portuguesas "
ouvidor" e "provedor" (bem como "ouvidoria" e "provedoria") são mais utilizadas como substitutas ao nome estrangeiro (e.g., em empresas estatais brasileiras como a Sabesp ou portuguesas como a RTP).
FUNÇÃO - A função do Ombudsman é receber sugestões, críticas ou elogios. Seu principal objetivo é melhorar os processos, produtos e serviços da organização.

O Ombudsman no Mundo das Relações Públicas


O desafio de alimentar uma boa perspectiva de futuro foi reunir duas atividades que estão interligadas no que diz respeito à valorização do consumidor: a profissão de Relações Públicas e a função de Ombudsman, sem a pretensão de justificar, mas de apresentar os elos de ligação entre ações focadas num mesmo objetivo, é a de o assunto ser um novo panorama que se abre no mercado de trabalho, onde as empresas mostram-se mais dispostas a valorizar os seus clientes com possibilidade de mudanças sociais.
Hoje, no Brasil, a função de Ombudsman está se expandindo em todos os segmentos. Sua atuação tem como foco principal o consumidor. De outro lado, temos um enorme número de profissionais de Relações Públicas que disputam um mercado cada vez mais restrito - em número de vagas - e, ao mesmo tempo, cada vez mais amplo - em possibilidades de ações - cujo interesse também está voltado para os públicos, entre eles o consumidor.
Observa-se que, a preocupação com a valorização do consumidor e a imagem da empresa são diretrizes que norteiam o trabalho de ambos. Esta visão independe do profissional de Relações Públicas representar a organização, e o Ombudsman atuar em defesa do consumidor.
Os canais de atendimento estão se transformando em canais de relacionamento com os clientes. Nesse sentido, a ética e as relações transparentes com os consumidores contarão mais pontos na hora da escolha de um produto ou de um serviço.
Exercendo a função de Ombudsman, o profissional de Relações Públicas com o domínio das ciências sociais, da comunicação e seus mecanismos, pode contribuir de maneira positiva, integrando os setores da empresa para uma cultura de valorização do consumidor.
O profissional de Relações Públicas poderá atuar na função de Ombudsman e, com isso, ampliar seu mercado de trabalho, uma vez que o consumidor detém o foco central das ações em ambos os casos.
Na era do relacionamento, a atuação do profissional de Relações Públicas torna-se imprescindível, no que compete à construção da imagem das organizações e o relacionamento com seus públicos, assim como as amplas oportunidades desta função inovadora em defesa do consumidor - o Ombudsman - e de seu mercado de trabalho em plena expansão.
Na função de Ombudsman, o profissional tem o dever de mostrar como o consumidor pode e deve ocupar seu espaço de destaque, ser ouvido e respeitado. E como Relações Públicas, o profissional deve estar engajado nestes mesmos princípios de valorização dos consumidores e dos demais públicos que se relacionem com a empresa.
O profissional de Relações Públicas exercendo sua atividade, pode contribuir de maneira positiva, atuando em parceria com o Ombudsman, somando esforços em dois objetivos: o consumidor e a organização.


Postado por Roberta Nunes da Silveira

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